Manter o seu patrimônio imobiliário em boas condições é essencial para sua conservação, desempenho e utilização. É necessário criar uma consciência da importância da manutenção desses espaços, garantindo sua vida útil e garantir segurança aos usuários. Medidas importantes como a realização de inspeções prediais periodicamente, são essenciais para se certificar de que o imóvel está em condições de uso e habitação.
Quando ocorre tragédias como o desabamento do edifício Andréa, no dia 15 de outubro, em Fortaleza (CE), se destaca o cuidado na regularidade da inspeção predial, assim como na escolha do profissional técnico para a emissão do laudo. O edifício que foi registrado em 1982 e conforme documentos, estava regular, deixou vários feridos e causou a morte de ao menos cinco pessoas.
A inspeção predial possui o objetivo de orientar e avaliar o estado de conformidade de uma edificação, analisando aspectos de desempenho, vida útil, segurança, estado de conservação, manutenção, exposição ambiental, utilização, operação, sempre observando as expectativas dos usuários. É de extrema importância que seja cumprida todas as etapas do desenvolvimento do laudo e que a vistoria seja feita de forma cautelosa e criteriosa, garantindo segurança a propriedade.
Problemas hidráulicos ou elétricos, rachaduras e infiltrações, custos inesperados e problemas estruturais, assim como desabamentos em casos de negligência, podem ser evitados com uma vistoria periódica as construções. Para edificações com menos de 25 anos de vida útil, as inspeções devem ser realizadas a cada 10 anos. Já para prédios com mais de 25 anos de vida útil, fica estabelecida a obrigatoriedade da inspeção a cada cinco anos.
Fonte: CAU/MT